domingo, 28 de maio de 2023

Porque as pessoas se suicidam?

 


Esse final de semana, apesar de doente e com a cabeça lotada de pensamentos incompletos. Fiquei sabendo de uma notícia, um pouco incomum para o horário do dia, e para o lugar que eu moro. 

Minha tia vira para mim e diz: 

Ficou sabendo que a moça da lotérica, uma loira, se matou? 

Minha mãe termina dizendo: 

Eu acho que ela era depressiva, e enrolou o fios várias vezes e colocou no pescoço. 

Minha tia: 

Quem faz isso com a própria vida? 

Eu dou risada. 

Deveria ter dado risada?! Não. Mas a pergunta foi muito idiota, só quem teve/tem depressão entende essa ânsia de querer tirar a própria vida por algum motivo. Financeiro, emocional, abuso, traumas, entre outras coisas. Não existe uma linha, uma regra! 

E outra o que vive, não é o mesmo que todos vivem. Nós vivemos coisas completamente diferentes. Não cabe nós julgar o que ela pensou para decidir se matar. Cabe nós pensamos porque e porque os seres humanos estão falhando em viver, e em deixar o outro vivo. 

Ela tinha rede de apoio? Ela estava fazendo algum tratamento? Terapia? Religião? O que estava acontecendo? Era só depressão ou tinha mais alguma outra coisa? 

A verdade que o ser humano é uma incógnita. E que só deus sabe, o que se passa 100% na cabeça de cada um. E não, não cabe nós julgar o que aconteceu para ela ou ele, chegar a esse ponto.

3 comentários:

Anna Williams disse...

São aquelas perguntas que não querem calar e que ficam sem resposta porque quem se mata não tem como nos dizer o porquê da decisão. A gente fica mesmo se perguntando, ''Por que?''. Eu entendo quando você deu risada como uma reacão de quem sabe o que se passa na mente de quem tem momentos em que não quer mais a vida. Sinceramente, muitas vezes eu penso que dormir e não acordar seria uma boa forma de escapar. Eu me obrigo a tentar não pensar nestas coisas nos momentos mais difíceis. Eu escrevo pra minha mãe, telefono pra ela, falo no vídeo pelo messenger e as vezes isto me conforta. As vezes a terapia me conforta, as vezes o seroquel me conforta quando me põe pra dormir. Eu gosto de ler o que você escreve porque você não ''mascara'' as situacões, você conta os fatos e deixa que os leitores '' se encontrem '' no que você falou. Ontem saiu no jornal a data do velório e enterro da menina da escola onde eu leciono que se matou há duas semanas. Ela será velada no dia 6 de Junho. Eu devo mandar uma coroa de flores para a família? Será que devo ir ao velório? Eu fico tão transtornada sempre que uma pessoa jovem resolve tirar a vida, sinto pena da família, sinto pena de todos ao redor e é aquilo que você falou mesmo no seu post, não tem como julgar, nós não sabemos o que se passava com a pessoa.

Lua disse...

Amor você sempre sendo doce e gentil. Mande flores sim, se você quiser. As vezes as pessoas precisam entender que nós podemos compreender a dor delas.

Darksweet41 disse...

É verdade isso. Só quem tem/teve depressão é que sabe, porque para quem está de fora está tudo sempre bem.A depressão não é um braço partido nem uma perna partuda ou algo que sangra visivelmente. Está cá dentro ninguém vê.
Há uns meses também tive a noticia na familia de alguém que se suicidou e os comentários eram "ah não entendo tunha rudo, a vida corria lge bem não entendo porque fez isso" ao que eu respondi "não tinha e não corria de certeza alguma coisa bem acreditem tinha algo de muito errado com toda a certeza para acontecer o wue aconteceu, mas só ele saberá agora, mais ninguém " e é isso temos de entender e aceitar, ajudar é só quando ainda vamos a tempo, depois não há nada a fazer . Bj