quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Então R4c1sm0

 


é cansativo ser uma pessoa preta. Você é mimizento, você é vitimista, você é isso ou aquilo. Mas você nunca pode grita pro mundo a sua dor, de ser rejeitado, de ser humilhado pela sua cor e seu cabelo. 

sou uma mulher da pele preta. 

cabelo 4c. 

nariz fino. 

Labio grosso. 

Olho grande. 

Rosto fino. 

Testa pequena. 

já ouvi falarem que não sou preta e sim morena. 

Já ouvi falar que não tenho traços de pretos. 

Já ouvi falar se já fiz rinoplastia. 

quando uso tranças perguntaram como eu lavo meu cabelo. 

se é aplique? 

se tem da cheiro? 

No ônibus indo trabalhar no Itaim, a mulher reclamou que meu cabelo encostou nela. 

Na fila da lotérica 2 anos atrás um homem atrás de mim disse — Esses cabelos são muito feios aff. 

Quando pego ônibus ou trem, as pessoas ficam me olhando. 

/ sim não é exagero/ 

Eu gostaria que fosse. Gostaria mesmo. Mas não é. Cabelo cacheado para muitos são bonitos. Crespos? Não. Crespos são cheios. São exagerados. São volumosos. Parece Bombril. Como dizem. 

Segregam. Menosprezam. Humilham. Pisam. Acham que tem o direito de falar alguma coisa de alguém. 

Não somos iguais. Não somos todos iguais. Todos temos particularidades diferentes. Mas quando estamos um do lado do outro, somos exatamente igual. Perdermos ente queridos. Choramos. Sentimos dor. 

Eu nunca vou entender porque tanto ódio. Porque tanto xingamento. Eu carrego em mim uma cor que é uma placa para— Oi me mate! Oi me xingue. Oi me apredeje. Oi sou fácil. Oi meu cabelo é ruim, me ofenda. 

não foi eu que coloquei essa placa. Ela já veio em mim, desde que fui formada. Quando saio na rua, sei que posso sofrer qualquer tipo de preconceito. Será que uma pessoa de pele clara sente o mesmo que eu? Pode sofrer por causa da sua cor de pele também e seu cabelo? Um cabelo? Uma cor pele? 

5 comentários:

Anna Williams disse...

Que texto perfeito! Adorei!

Lua disse...

Apenas dor. E cansaço de tanta coisa que acontece e ficar calada

J.S disse...

Sei exatamente como é, também sou negra e já morei no Brasil por 2 anos e juro que nunca sofri tantas micro-agressões de teor racial quanto as que sofri no Brasil, é cansativo ser negro no Brasil e essa narrativa de que tudo é mimimi é uma mordaça que impede as pessoas negras de se expressarem, de compartilharem com o mundo uma dor que é so delas, é devastador.

Lua disse...

Sim. Exatamente. Um país aonde a grande parte da população são negras ou misigenadas, e ainda sim você ouve esse tipo de conversa.

Lua disse...

Sim. Exatamente. Um país aonde a grande parte da população são negras ou misigenadas, e ainda sim você ouve esse tipo de conversa.